Mateus 24. 27 A vinda do Filho do Homem
A VOLTA DE JESUS CRISTO
Queridos, muito se tem comentado a respeito da volta do Senhor Jesus Cristo, quem crer no Senhor e ler as santas escrituras não pode negar que a sua volta será triunfal e maravilhosa, mas devemos salientar que antes, durante, e depois da sua volta, eventos ocorrerão em todo universo, é sobre a volta de Jesus e os eventos que ocorrerão que resumiremos aqui alguns pontos a serem observados, pois na verdade, querendo ou não o que está determinado acontecerá.
A palavra de Deus nos ensina a situação do mundo antes da volta de Jesus Cristo. O livro de Daniel está repleto dessas profecias, Jesus falou a respeito do fim dos tempos em Mateus 24, O apóstolo Paulo falou sobre os últimos dias em 2 Timóteo e sobre a nossa subida ao céu em Tessalonicenses 4:16, sobre a o homem do pecado e a apostasia em 2 Tessalonicenses 2. E o Apostolo Pedro falou da destruição da terra pelo fogo em 2 Pedro 3:7 e o Apostolo João narrou os acontecimentos futuros em Apocalipse.
Mateus 24,27 (Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem.).
Isso nos indica que o seu retorno será rápido e imediato, todavia, não se sabe onde, quando e como ocorrerá sua volta, porém alguns sinais serão mostrados no universo e por isso devemos ser vigilantes[i].
1 Tessalonicenses 5 2-4 (Pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite). (Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.).
Muitos serão surpreendidos na sua volta e isso acarretará em uma permanência maior aqui na terra, pois, o sentido de Jesus voltar é para levar os seus no cumprimento das profecias, ou seja, estaremos no evento do arrebatamento.
1 Tessalonicenses 4 16-17 (Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.). (Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.).
Isso significa que subiremos com ele.
E depois? Ocorrerá a grande tribulação no domínio da besta como menciona em Apocalipse 13 1 (Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia.). Isso é só o começo da tormenta.
Muito tempo atrás quando o Senhor disse em Lucas 17.26 (Assim como foi nos dias de noé, também será nos dias do Filho do homem.). É um grande aviso de como as pessoas devem se comportar, pois nos dias de Noé achavam tolice e fantasia fazer um barco em um local que mal chovia, no entanto veio à chuva e consumiu a todos, com exceção de oito pessoas e os animais escolhidos por Deus. Estamos avisando que o dia do Senhor está chegando, sua volta é iminente.
Não estou entrando no mérito de ser pré-milenista, pós-milenista, amilenista, ou pré-tribulacionista, midi-tribulacionista, ou pós tribulacionista. Na verdade só estou simplificando as ações das coisas que em breve irão ocorrer de forma a se compreender o básico dos básicos, pois se fossemos estudar cada ação dos eventos apocalípticos estaríamos escrevendo um livro. O que quero que você entenda é que Jesus logo estará voltando, e isso poderá ser agora, amanhã ou depois, contudo, devemos está preparado para sua volta, pois o tempo está se esgotando.
Logo após todos os acontecimentos, reunidos estaremos com o Senhor na gloria[ii].
Em Daniel 11.36 (O rei fará o que bem entender. Ele se exaltará e se engrandecerá acima de todos os deuses e dirá coisas jamais ouvidas contra o Deus dos deuses. Ele terá sucesso até que o tempo da ira se complete, pois o que foi decidido irá acontecer.).
Não esqueça que o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, é o mesmo Deus que enviou Jesus para nos salvar e Ele é o nosso Deus soberano, poderoso e único, Ele faz o que quer e como quer, pois só Ele Deus sobre todas as coisas, e Ele mesmo nos prometeu voltar na sua majestade e cumprir suas promessas.
Apocalipse Capítulo 22,20 (Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus!).
Pregador: Luciano Dionísio.