Tiago 4.1 Guerras
PROCEDENCIA DAS GUERRAS
Existem vários tipos de guerras, vamos abordar um tipo de guerra que destrói cada vês mais o homem. A guerra por interesses carnais. Mas que tipo guerra é esse? Esse tipo de guerra é uma batalha que visa o interesse nas disputas entre dois ou mais grupos de indivíduos em equilíbrio ou não, fazendo uso de armas ou outros instrumentos psicológicos, na busca da derrota do adversário para conquistar o almejado. As guerras podem ocorrer entre países ou entre grupos menores, e podem ser de cunho simples, complexo, civil, religioso, político, etc. Essas guerras são para buscar o simples ou o complexo. De uma forma geral, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Sendo assim, nesse tipo de guerra alguém sempre quer alguma coisa.
Mas de onde precedem esse tipo de guerra? Nas escrituras sagradas temos a afirmação que as guerras são feitas por interesses carnais. Tiago 4.1 (De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?) Na verdade quando falamos desse tipo de guerras, falamos da ganância, do interesse particular, dos prazeres da carne que está entranhada no homem, esse tipo de guerra é uma maldição na vida do ser humano, pois, quem guerreia assim visa a conquista dos seus ideais marcada pelo sangue.
Queridos, a palavra de Deus nos ensina que devemos batalhar, mas essa batalha é diferente das guerras mundanas, a nossa batalha é contra o pecado que assola a humanidade e que nos tenta enveredar em um caminho de derrota. Na epistola de Judas 1.3 lemos assim: (Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.)
É por esse motivo que o apostolo Paulo afirma em Efésios 6.17,18 (Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.)
Quando se batalha pela justiça genuína, não se guerreia por uma causa interesseira, mas se luta para que nossas lágrimas um dia sejam enxutas.
Pregador: Luciano Dionísio